NOSSOS

ACORDOS

Infelizmente, regras são necessárias na nossa sociedade. Porém, na Rede Mundial, preferimos chamá-las de acordos que fazemos com nossos membros. Esses acordos são importantes para que você saiba exatamente o que é adequado ou inadequado na sua relação com os outros membros.

ESCOLHA O GRUPO PARA VER OS ACORDOS.

Infelizmente, regras são necessárias na nossa sociedade. Mas, menos mal, quando elas são leves e servem para nos direcionar para caminhos mais adequados a seguirmos. Muitas vezes, regras nos orientam e também evitam que atitudes autoritárias sejam usadas. Por isso, nosso grupo de monitores elaborou regras específicas para cada um dos espaços onde reunimos os membros da Rede Mundial. A solicitação de entrada nos grupos nos faz entender que todas as regras foram aceitas.

 

1. Grupo fechado da Rede Mundial no Facebook


Baseada nos princípios do Facebook, abaixo seguem as regras e recomendações para o bom relacionamento entre @s usuári@s do grupo fechado da Rede Mundial no Facebook. Queremos construir um grupo de parceria colaborativa que esteja focado no acolhimento, fortalecimento, orientação e ajuda mútua das pessoas que vivem e convivem com HIV. A privacidade é absolutamente importante para nós. O respeito é mais do que fundamental e rege o conceito da Rede Mundial de Pessoas que Vivem e Convivem com HIV.

Nos empenhamos ao máximo para que o grupo tenha uma moderação justa, mas somos tod@s human@s, então esperamos que compreenda quando erros acontecerem. Reportem a um dos monitores do grupo. Para saber quem são os monitores acesse http://bit.ly/2UJSg5M.
APRESENTAÇÃO: incentivamos fortemente para que @s membr@s se apresentem ao grupo com uma foto e texto ou como preferir. Isso vai permitir que você sinta o calor da galera e conte um pouco da sua história. Afinal de contas, um dos objetivos mais fortes desse grupo é, justamente, o acolhimento e a liberdade que temos de falar sobre saúde, sexualidade e HIV abertamente. Porém, isso não é obrigatório. Faça, apenas, quando se sentir confortável. ADIÇÃO DE NOVOS MEMBROS: primeiramente, indicamos que todas as pessoas que desejarem entrar para o grupo, peçam o convite acessando http://fb.com/groups/superindetectavel. Não aceitamos perfis comerciais e perfis fake ou sem fotos que possam identificar claramente a pessoa. Entendemos que pessoas que vivem com HIV podem enfrentar discriminação, mas essa regra é necessária para garantir a segurança dos outros membros. Logo, caso você entre com um perfil fake e seja percebido, você será excluído imediatamente e não poderá continuar na Rede. Menores de 18 anos também são bem-vind@s. Membros podem convidar amig@s/colegas/conhecid@s, porém, quem indica têm parcial controle e responsabilidade sobre a pessoa indicada, desta forma, pedimos que os novos membros sejam informados sobre as regras de convivência deste espaço.

POSTAGENS: é proibido conteúdo que contenha discurso de ódio, seja ameaçador ou incite violência, LGBTIfobia, xenofobia, racismo, intolerância religiosa ou a crenças, discriminação contra deficientes, gordos, idosos, assim como postar conteúdo pornográfico, que contenha nudez, inclusive fotos com roupas intimas (cueca, calcinha etc) ou violência gráfica. Também não é permitido qualquer conteúdo que contradiga a lei, tal como uso explícito ou apologia a substâncias não legalizadas. É absolutamente proibida a defesa e compartilhamento de qualquer tratamento anti-HIV alternativo que indique a descontinuidade (parada) do tratamento com medicamentos antirretrovirais, porém relatos de dificuldade ou não adesão são permitidos e até estimulados, uma vez que o compartilhamento das dificuldades podem trazer apoio para o fortalecimento da adesão. Terapias complementares são bem-vindas, desde que associadas ao tratamento convencional indicado pela equipe de saúde e que esteja nos protocolos de tratamento do Ministério da Saúde do Brasil. Caso tenha algum problema com postagens ou alguma dúvida, procure um dos monitores e/ou denuncie a postagem - desta forma, seremos notificados e faremos a avaliação manual.

FOTOS: as fotos postadas no grupo devem condizer com o tema. Evite postar fotos com o intuito, apenas, de se autopromover ou encontrar um relacionamento. Isso pode não ser bem visto pelos outros membros e gerar desconforto, porém, não são proibidas quando a legenda for positiva e pertinente com o objetivo de se apresentar, compartilhar vhivência ou elevar a autoestima dos outros membros. Nunca poste fotos com outras pessoas afirmando que vivem com HIV sem que tenha autorização clara e explícita para fazer isso. Fotos que exponham a figura de menores de 13 anos (idade para estar no Facebook) resumem-se a responsabilidade total de quem as publica.

PROPAGANDA POSTS: que exclusivamente pedem curtidas, seguidores, add em WhatsApp (que não seja de pessoas que vivem ou convivem com HIV) ou qualquer forma de propaganda pessoal são desaprovados. A avaliação sobre o conteúdo detém do caráter subjetivo e de análise dos moderadores. A publicidade pessoal é permitida apenas em posts específicos já criados. Não são permitidas publicações comerciais, incluindo marketing multinível e qualquer forma de spam ou corrente, bem como códigos maliciosos (vírus). É permitido que se divulgue mídias sociais pessoais, como Instagram, Facebook, Twitter, Youtube etc, desde que seja posto como assinatura e não tema central do post. A regra geral é que o post precise de conteúdo que agregue ao grupo.

GRUPO NO WHATSAPP: a Rede Mundial possui grupos oficiais dentro do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. A participação nesses grupos está condicionada a participação no grupo fechado da Rede Mundial no Facebook e a regras específicas disponíveis em https://www.superindetectavel.com/regras.

DENÚNCIAS: as denúncias ajudam os moderadores a avaliar conteúdo que podem ter passado despercebidos, porém, devem ser usadas com moderação. Não se esqueça que um dos objetivos do grupo é promover o acolhimento, e isso envolve amizade e amenidades. Posts só devem ser denunciados se descumprirem as regras descritas neste documento. Um número grande de denúncias pode fazer com que os monitores lhe questionem do porquê.

MENSAGENS PESSOAIS (INBOX): É proibida a distribuição indiscriminada de mensagens comerciais, institucionais e/ou científicas para membros do grupo sem autorização prévia do mesmo. É proibida, inclusive, em mensagens pessoais (inbox). Informações sobre pesquisas científicas que exijam pagamento, medidas alternativas de tratamento anti-HIV ou a descontinuidade (parada) do tratamento com medicamentos antirretrovirais e que não estejam protocoladas em órgãos competentes, NÃO devem ser divulgadas, mesmo que inbox, salvo para discussão do grupo. Mensagens como essa devem ser denunciadas com a ferramenta do Facebook e diretamente aos moderadores (será mantido sigilo absoluto sobre sua identidade). É bom reforçar que pesquisas sérias e honestas não cobram nenhum valor dos voluntários. Esse tipo de mensagem pode comprometer seriamente a adesão de pessoas mais sensíveis e frágeis. Membros do grupo que forem denunciados praticando esse tipo de ação serão banidos permanentemente.

PRECONCEITO/DISCRIMINAÇÃO: O grupo é regido pela idéia de amor ao próximo e não somente a ideias iguais. O diferente é totalmente aceito e bem-vindo. Somos contra todas as formas de intimidação, assédio ou bullying contra qualquer usuári@, podendo ser banid@ sumariamente e sem aviso prévio. Membros banidos não serão readmitidos em qualquer outro espaço da Rede Mundial, assim como da fanpage Super Indetectável. Respeitamos o direito de pensar diferente, mas respeite as regras. Casos específicos serão analisados pel@s monitores. O bom senso impera nas decisões. O respeito é essencial!

Bem-vind@ e divirta-se!

*Essas regras são subjugadas às políticas gerais da rede social. Mais informações sobre as regras gerais do Facebook emhttps://www.facebook.com/communitystandards. E podem ser alteradas sem aviso ou autorização prévia dos membros.




2. Grupo regular da Rede Mundial no WhatsApp


Essas regras são específicas do "CHAT REDE MUNDIAL" oficial da Rede Mundial e que tem o objetivo de aproximar os membros do grupo secreto do Facebook. APRESENTAÇÃO: encorajamos fortemente que os novos membros se apresentem ao grupo. Porém, isso não é obrigatório. Faça, apenas, quando se sentir à vontade. ADIÇÃO DE NOVOS MEMBROS: deve ser feita, apenas, por um dos moderadores do chat. Apenas membros do grupo secreto da Rede no Facebook podem participar do chat. Em caso de superlotação (250 membros ou mais), serão excluídos membros que estivem inativos há mais de 30 dias. NOME DO GRUPO: é proibido trocar o nome ou imagem do chat. MENSAGENS: manter o foco do grupo é a chave para o sucesso. Tente não falar sobre outros assuntos que não sejam de interesse geral de todos os membros. São proibidas mensagens que contenham discurso de ódio, sejam ameaçadoras ou incite violência, xenofobia, misoginia, racismo, intolerância religiosa, política, por orientação sexual, identidade de gênero ou a crenças, discriminação contra deficientes, gordos, idosos, assim como violência gráfica (imagens de pessoas mortas, acidentadas ou que possam causar mal estar). Evite discussões sobre temas muito sensíveis. Infelizmente, mensagens de texto podem ser mal interpretadas por não passar o tom da voz e a real intenção. Deixemos discussões mais sensíveis para quando estivermos reunidos pessoalmente. Excesso de mensagens de “BOM DIA” podem forçar os membros a silenciar o grupo, portanto, evite na medida do possível. CORRENTES: ninguém gosta de correntes e, mesmo que seja para doar 5 centavos para aquela criança com câncer ou evitar aquela super maldição, NÃO compartilhe no chat. FOTOS: mais do que dizer qual foto é permitida, é importante usar o bom senso e sentir o clima da conversa. Fotos inadequadas podem gerar constrangimento desnecessário. PROPAGANDAS: só são permitidas se forem solicitadas por outros membros e estiverem no contexto das conversas. DENÚNCIAS: não se esqueça que um dos objetivos do chat é promover a amizade e discussões sobre a vida, e isso envolve bobagens e amenidades. Mensagens só devem ser denunciadas se descumprirem as regras descritas. Um número grande de denúncias pode fazer com que os moderadores lhe questionem o porquê. Os moderadores não podem ser responsabilizados por conteúdo de terceiros. RESPONSABILIDADES: o conteúdo é de responsabilidade única e exclusiva de quem enviou a mensagem. Os moderadores, assim como terceiros não podem ser responsabilizados por nenhum material que não esteja diretamente ligado ao seu número do WhatsApp, porém, conteúdos impróprios ou que estejam em desconformidade com estas regras devem ser denunciados com máxima urgência. Ser conivente com a divulgação de material impróprio também pode ser caracterizado como crime. Imagens, fotos, vídeos, mensagens, documentos ou qualquer outro conteúdo inadequado podem ser usados para processos judiciais e serão fornecidos à justiça se solicitados formalmente por ordem judicial aos moderadores. Respeitamos o direito de pensar diferente e acreditamos que boas discussões partem dessas diferenças, mas respeite as regras. Casos específicos serão analisados pelos moderadores. O bom senso impera nas decisões. O respeito é essencial!




3. Grupo XXX da Rede Mundial no WhatsApp


Essas regras são específicas do "CHAT XXX REDE MUNDIAL" oficial da Rede Mundial e que tem o objetivo de proporcionar um local para que os membros do grupo secreto possam conversar sobre sexo de maneira livre, descontraída, sem preconceitos e juízos de valor. Acreditamos que um ambiente onde o tabu do sexo pode ser desconstruído de maneira controlada pode levantar discussões relevantes que combaterão o preconceito, a discriminação, melhorarão a autonomia e fortalecerão o autocuidado. APRESENTAÇÃO: encorajamos fortemente que os novos membros se apresentem ao grupo. Porém, isso não é obrigatório. Faça, apenas, quando se sentir confortável. ADIÇÃO DE NOVOS MEMBROS: deve ser feita, apenas, por um dos moderadores do chat. Apenas membros do grupo secreto da Rede Mundial no Facebook podem participar do chat e o aceite está condicionado a incluir seu número de WhatsApp com código de país e DDD no post direcionado para este fim. Em caso de superlotação (250 membros ou mais), serão excluídos membros que estivem inativos há mais de 30 dias. NOME DO GRUPO: é proibido trocar o nome ou imagem do chat. MENSAGENS: manter o foco do grupo é a chave para o sucesso. Tente não falar sobre outros assuntos que não sejam de interesse geral de todos os membros. São proibidas mensagens que contenham discurso de ódio, sejam ameaçadoras ou incite violência, xenofobia, misoginia, racismo, intolerância religiosa, política, por orientação sexual, identidade de gênero ou a crenças, discriminação contra deficientes, gordos, idosos, assim como violência gráfica (imagens de pessoas mortas, acidentadas ou que possam causar mal estar). Não é permitido juízo de valor neste espaço. Evite discussões sobre temas muito sensíveis. Infelizmente, mensagens de texto podem ser mal interpretadas por não passar o tom da voz e a real intenção. Deixemos discussões mais sensíveis para quando estivermos reunidos pessoalmente. Excesso de mensagens de “BOM DIA” podem forçar os membros a silenciar o grupo, portanto, evite na medida do possível. CORRENTES: ninguém gosta de correntes e, mesmo que seja para doar 5 centavos para aquela criança com câncer ou evitar aquela super maldição, NÃO compartilhe no chat. FOTOS: não há restrição para imagens relacionadas a sexo, desde que não exponha a intimidade de outras pessoas. Além de gerar constrangimento e dano, expor outras pessoas pode ocasionar processos judiciais. Também, é importante usar o bom senso e sentir o clima da conversa. Fotos inadequadas podem gerar constrangimento desnecessário. PROPAGANDAS: só são permitidas se forem solicitadas por outros membros e estiverem no contexto das conversas. DENÚNCIAS: não se esqueça que um dos objetivos do chat é promover o diálogo e conversas sobre sexo, usando o espaço para desconstruir estigmas, tabus e orientar os membros mutuamente, e isso envolve bobagens e amenidades. Mensagens só devem ser denunciadas se descumprirem as regras descritas anteriormente. Um número grande de denúncias pode fazer com que os moderadores lhe questionem o porquê. Os moderadores não podem ser responsabilizados por conteúdo de terceiros. RESPONSABILIDADES: o conteúdo é de responsabilidade única e exclusiva de quem enviou a mensagem. Os moderadores, assim como terceiros não podem ser responsabilizados por nenhum material que não esteja diretamente ligado ao seu número do WhatsApp, porém, conteúdos impróprios ou que estejam em desconformidade com estas regras devem ser denunciados com máxima urgência. Ser conivente com a divulgação de material impróprio também pode ser caracterizado como crime. Imagens, fotos, vídeos, mensagens, documentos ou qualquer outro conteúdo inadequado podem ser usados para processos judiciais e serão fornecidos à justiça se solicitados formalmente por ordem judicial aos moderadores. Respeitamos o direito de pensar diferente e acreditamos que boas discussões partem dessas diferenças, mas respeite as regras. Casos específicos serão analisados pelos moderadores. O bom senso impera nas decisões. O respeito é essencial!




4. Grupo Resist da Rede Mundial no WhatsApp


Baseada nos princípios do Facebook, abaixo seguem as regras e recomendações para o bom relacionamento entre @s usuári@s do grupo secreto da Rede Mundial. Queremos construir um grupo de parceria colaborativa que esteja focado no acolhimento, fortalecimento e ajuda mútua das pessoas que vivem e convivem com HIV. A privacidade é absolutamente importante para nós. O respeito é mais do que fundamental e rege o conceito da Rede Mundial de Pessoas que Vivendo e Convivendo com HIV.

Nos empenhamos ao máximo para que o grupo tenha uma moderação justa, mas somos tod@s human@s, então compreendam quando os erros acontecerem. Reportem a um dos moderadores citados no fim das regras.
APRESENTAÇÃO: incentivamos fortemente para que @s membr@s se apresentem ao grupo com uma foto e texto ou como preferir. Isso vai permitir que você sinta o calor da galera e conte um pouco da sua história. Afinal de contas, um dos objetivos mais fortes desse grupo é, justamente, o acolhimento e a liberdade que temos de falar sobre HIV abertamente. Porém, isso não é obrigatório. Faça, apenas, quando se sentir à vontade. ADIÇÃO DE NOVOS MEMBROS: primeiramente, indicamos que todas as pessoas que desejarem entrar para o grupo, peçam o convite através do link www.RedeMundial.org/convite. Não aceitamos perfis comerciais, e não recomendamos que possua perfis fakes ou perfis sem foto que possam identificar a pessoa. Entendemos que pessoas que vivem com HIV podem enfrentar discriminação, mas essa regra é necessária para garantir a segurança dos outros membros. Caso você entre com um perfil fake e seja denunciad@, poderá ter que prestar esclarecimentos para continuar na Rede. Menores de 18 anos são bem-vind@s. Os membros que enviam convites aos amig@s/colegas/conhecid@s têm parcial controle e responsabilidade sobre esta pessoa, desta forma, pedimos que sejam informad@s sobre as regras de convivência. Solicitamos também que seja enviado a um dos moderadores a informação de que essa pessoa pode ser aceita.

POSTAGENS: é proibido conteúdo que contenha discurso de ódio, seja ameaçador ou incite violência, LGBTfobia, xenofobia, racismo, intolerância religiosa ou a crenças, discriminação contra deficientes, gordos, idosos, assim como postar conteúdo pornográfico, que contenha nudez, inclusive fotos com roupas intimas (cueca, calcinha etc) ou violência gráfica. Também não é permitido qualquer conteúdo que contradiga a lei, tal como uso explícito ou apologia a substâncias não legalizadas. É absolutamente proibida a defesa e compartilhamento de qualquer tratamento anti-HIV alternativo que indique a descontinuidade (parada) do tratamento com antirretrovirais, porém relatos de dificuldade ou não adesão são permitidos. Terapias complementares são bem-vindas, desde que associada ao tratamento convencional indicado pela equipe de saúde e que esteja nos protocolos de tratamento do Ministério da Saúde. Caso tenha algum problema com postagens ou alguma dúvida, procure um dos moderadores e/ou denuncie a postagem - desta forma, seremos notificados.

FOTOS: as fotos postadas no grupo devem condizer com o tema. Evite postar fotos com o intuito, apenas, de se autopromover ou encontrar um relacionamento. Isso pode não ser bem visto pelos outros membros, porém, não são proibidas quando a legenda for positiva e pertinente com o objetivo de se apresentar, compartilhar vhivência ou elevar a autoestima dos outros membros. Nunca poste fotos com outras pessoas afirmando que vivem com HIV sem que tenha autorização clara para fazer isso. Fotos que exponham a figura de menores de 13 anos (idade para estar no Facebook) resumem-se a responsabilidade total de quem as publica.

PROPAGANDA: que exclusivamente pedem curtidas, seguidores, add em Whatsapp (que não seja de pessoas vivendo ou convivendo com HIV) ou qualquer forma de propaganda pessoal são desaprovados. A avaliação sobre o conteúdo detém do caráter subjetivo e de análise dos moderadores. A publicidade pessoal é permitida apenas em posts específicos já criados. Não são permitidas publicações comerciais, incluindo marketing multinível e qualquer forma de spam ou corrente, bem como códigos maliciosos (vírus). É permitido que se divulgue mídias sociais pessoais, como Instagram, Facebook ou Twitter, desde que isso seja posto como assinatura e não tema central do post. A regra geral é que o post precise de conteúdo que agregue ao grupo.

GRUPO NO WHATSAPP: a Rede Mundial possui dois grupos oficiais dentro do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp. A participação nesses grupos está condicionada a participação no grupo secreto da Rede Mundial no Facebook e a regras específicas disponíveis nos links abaixo.

DENÚNCIAS: as denúncias ajudam os moderadores a avaliar conteúdo que podem ter passado despercebidos, porém, devem ser usadas com bastante moderação. Não se esqueça que um dos objetivos do grupo é promover o acolhimento, e isso envolve amizade e amenidades. Posts só devem ser denunciados se descumprirem as regras descritas neste documento. Um número grande de denúncias pode fazer com que os moderadores lhe questionem o porquê.

MENSAGENS PESSOAIS (INBOX): É proibida a distribuição indiscriminada de mensagens comerciais, institucionais e/ou científicas para membros do grupo sem autorização prévia do mesmo. É proibida, inclusive, em mensagens pessoais (inbox). Informações sobre pesquisas científicas que exijam pagamento, medidas alternativas de tratamento anti-HIV ou a descontinuidade (parada) do tratamento com antirretrovirais e que não estejam protocoladas em órgãos competentes, NÃO devem ser divulgadas, mesmo que inbox, salvo para discussão do grupo. Mensagens como essa devem ser denunciadas diretamente aos moderadores (e será mantido sigilo absoluto sobre sua identidade). É bom lembrar que pesquisas sérias não cobram nenhum valor dos voluntários. Esse tipo de mensagem pode comprometer seriamente a adesão de pessoas mais sensíveis e frágeis. Membros do grupo que forem denunciados praticando esse tipo de ação serão banidos permanentemente.

PRECONCEITO/DISCRIMINAÇÃO: O grupo é regido pela idéia de amor ao próximo e não somente a ideias iguais. O diferente é totalmente aceito e bem-vindo. Somos contra todas as formas de intimidação, assédio ou bullying contra qualquer usuári@, podendo ser banido sem aviso prévio. Membros banidos não são readmitidos em qualquer outro espaço da Rede Mundial, assim como da fanpage Super Indetectável. Respeitamos o direito de pensar diferente, mas respeite as regras. Casos específicos serão analisados pelos moderadores. O bom senso impera nas decisões. O respeito é essencial!

Bem-vind@ e divirta-se!

*Essas regras são subjugadas às políticas gerais da rede social. Mais informações sobre as regras gerais do Facebook emhttps://www.facebook.com/communitystandards. E podem ser alteradas sem aviso ou autorização prévia dos membros.





FALE COM A GENTE

Estamos nas redes sociais

Outras formas de contato