Anticorpo mantém carga viral do HIV indetectável por 4 meses


Célular T-CD4 infectada pelo HIV

Injeções regulares de um anticorpo que bloqueia a ligação do HIV às células de defesa do organismos humanos podem ter mantido o nível de HIV indetectável por até quatro meses em pessoas que pararam de tomar os medicamentos antirretrovirais. Os resultados do estudo de Taiwan que está em "Fase 2" foram apresentados em um relatório do New England Journal of Medicine. No estudo, o anticorpo UB-421 aplicado no organismo resultou em supressão viral e não fez com que o vírus ficasse resistente aos anticorpos, pois ele bloqueia uma proteína que o HIV usa para infectar a célula T-CD4.


Para realizar a pesquisa, foram selecionados 29 voluntários que estavam indetectáveis por conta dos medicamentos regulares contra o HIV. Eles tomaram o coquetel até o dia da injeção de anticorpos e foram analisados a cada semana após isso.


Entre todos os voluntários, 14 deles receberam oito injeções por semana do anticorpo UB-421, enquanto 15 deles receberam oito doses mais altas a cada duas semanas. No final do período de tratamento de 8 ou 16 semanas, todos os voluntários retomaram o regime de tratamento com os medicamentos antirretrovirais que tomavam anteriormente. Foram, então, avaliados em visitas de acompanhamento por até dois meses mais tarde. Apenas um participante abandonou o estudo porque apresentou erupções cutâneas.


Anteriormente, em experimentos com anticorpos, o vírus acabou se tornando resistente a outros anticorpos, mas isso não foi observado com o UB-421.


Como este estudo não incluiu um grupo comparativo que recebia placebo, outros estudos serão necessário e já estão programados para acontecer em Taiwan e Tailândia, visando avaliar a segurança e eficácia da aplicação dos anticorpos UB-421, podendo se tornar uma alternativa futura para tratamento contra o vírus causador da aids.


REFERÊNCIAS

1. Novel Antibody May Suppress HIV for Up to Four Months. Abr/2019. Disponível em http://bit.ly/2ZqTQwH

2. NIH Launches Study to Test Combination Antibody Treatment for HIV Infection. Set/2018. Disponível em http://bit.ly/2IRUvlh

3. Antibody VRC01 Safe, Only Modest Effect in Controlling HIV Without Antiretroviral Therapy. Nov/2018. Disponível em http://bit.ly/2VVW3OP

4. NIH Study Supports Use of Short-Term HIV Treatment Interruption in Clinical Trials. Jan/2018. Disponível em http://bit.ly/2Gs5r5X

10,696 visualizações

Redes sociais e contato

  • YouTube
  • Fanpage
  • Instagram
  • Twitter
  • WhatsApp

©2012 por Rede Mundial de Pessoas que Vivem e Convivem com HIV