Você sabe o que é a PEP (profilaxia pós-exposição)?

Atualizado: 24 de Mai de 2018


PEP significa Profilaxia Pós-Exposição. É uma forma de prevenção da infecção pelo HIV, usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento anti-HIV, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, pelo sexo sem camisinha. Esses medicamentos precisam ser tomados por 28 dias sem parar.


Essa forma de prevenção já é usada com sucesso nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.


No caso de um possível contato com o vírus causador da aids, busque, o quanto antes, um serviço credenciado. Esse primeiro atendimento é considerado de urgência porque o uso dos medicamentos deve começar o mais cedo possível.


O ideal é que se comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição ao vírus HIV e no máximo até 72 horas. A eficácia da PEP pode diminuir à medida que as horas passam.


A indicação de utilização dos medicamentos para prevenção será avaliada pela equipe de saúde e indicada ou não, sendo baseada em uma tabela de risco de exposição e indicação.


A população de gays, outros homens que fazem sexo com homens,  travestis e transexuais e pessoas que trabalham com sexo são algumas das populações que têm preferência no acesso a esse atendimento de urgência, pois são as populações mais atingidas pela infecção. 


Portanto, se você tiver contato com o HIV, procure o serviço de saúde que oferece PEP mais próximo e exija o atendimento de urgência. Esse é um direito seu e não pode ser negado por profissionais de saúde, desde que o risco realmente exista.


Fonte¹: Recomendações para abordagem da exposição sexual ao HIV

36,362 visualizações

Redes sociais e contato

  • YouTube
  • Fanpage
  • Instagram
  • Twitter
  • WhatsApp

©2012 por Rede Mundial de Pessoas que Vivem e Convivem com HIV